WCMA 2018 – Confira os principais acontecimentos deste evento internacional!

Buscando ir mais além, a escola de negócios IBS Americas não se contenta em apenas promover cursos executivos no exterior. Ao decorrer dos anos, várias iniciativas são realizadas para acompanhar as mudanças do mundo globalizado, como por exemplo, o simpósio internacional online sobre Inteligência Artificial que aconteceu este ano.

O patrocínio da entrega do prêmio World Class Manager Award (WCMA), é realizado desde o início da escola, que completou 15 anos de existência em 2018. O projeto tem como objetivo prestigiar profissionais que se destacam em suas empresas na área internacional. O evento deste ano aconteceu no dia 23 de novembro e foi o maior da história, com 228 pessoas presentes.

Os indicados às categorias do WCMA são escolhidos pelo público e depois avaliados por uma comissão interna do evento. Este ano, os ganhadores foram: Fundação Estudar, Prof. Carlos Alberto Di Lorenzo e Carlos Alberto Jayme. Confira abaixo detalhes da premiação!

Os ganhadores

Fundação Estudar - Anamaíra Spaggiari
Fundação Estudar – Anamaíra Spaggiari

Na categoria Instituição o prêmio foi para a Fundação Estudar e a Diretora Executiva Anamaíra Spaggiari esteve presente para receber o WCMA, contando um pouco sobre a ambição da Fundação para 2019 e as carreiras que serão tendência futuramente:

“Auxiliamos cerca de 10 mil jovens por ano e a partir do ano que vem o objetivo é expandir isso para 17 mil. Temos uma visão de que até 2020 a Fundação Estudar tenha apoiado cerca de 90 mil jovens nos cursos de carreira e 20 milhões de leitores fidelizados em nossos portais de conteúdo”, “O jovem cada vez mais tem buscado uma carreira com um propósito, com mais significado. Nesse sentido, daqui 20 anos mais de 50% das profissões que existem hoje não vão existir mais. A tendência é a tecnologia trazer eficiência e substituir aquelas atividades que são mais manuais e repetitivas, e as oportunidades que irão surgir serão aquelas que exigem maior pensamento crítico, análise e criatividade”.

O prestigiado da categoria Educação foi o professor de Direito Internacional e Empresarial Carlos Alberto Di Lorenzo, que atualmente coordena o curso de Comércio Exterior na FATEC ZL e se mostrou muito gratificado pelo prêmio. “Penso que iniciativas como essa da IBS Americas colaboram muito no sentido de enaltecer o trabalho do professor. Hoje não sou eu que está sendo homenageado, mas sim todos os professores”, ressaltou em entrevista pra o blog.

Prof. Carlos Alberto Di Lorenzo
Prof. Carlos Alberto Di Lorenzo
Carlos Alberto Jayme
Carlos Alberto Jayme

Na categoria Executivo o prestigiado foi o Sócio Fundador da CINQ Technologies, Carlos Alberto Jayme, que contou um pouco sobre como pretende manter a empresa atualizada no mercado e a deficiência do idioma inglês nos profissionais de TI atualmente: “O primeiro ponto é mudar o mindset de toda equipe. Estamos fazendo esse trabalho agora, trazendo vários treinamentos, palestras e eventos para incutir na mente de cada um de nós tudo que está acontecendo.

Estamos vivendo em um momento de intensa transformação, muito perigoso para as empresas que estacionarem. Estamos principalmente estudando, explorando e experimentando novas tecnologias, aplicando dentro de casa para então oferecer para o mercado”, “Outros países ganham uma vantagem competitiva pois já possuem o inglês como língua nativa. Há uma demanda muito forte no mercado de TI, mas não há muita procura nas faculdades de informática, então estamos fazendo um trabalho na comunidade para fomentar mais vindas de profissionais e estudantes ao mercado”.

Empresas homenageadas

O WCMA prestigia empresas que incentivam seus colaboradores a estudarem no exterior, contribuindo para um mercado de visão global. Representantes das organizações Banco do Brasil, Pão de Açúcar, Hospital Santa Catarina e LARES (Latin American Real Estate Society) estiveram presentes para receber a homenagem. Confira!

Banco do Brasil – Ana Lúcia
Banco do Brasil – Ana Lúcia

Ana Lúcia, Analista de Gestão de Pessoas no Banco do Brasil, conta um pouco sobre as habilidades que são aprimoradas em um colaborador que vivencia uma experiência internacional: “O Banco do Brasil se preocupa muito com o desenvolvimento dos funcionários. Então, ser parceira de uma empresa como a IBS Americas faz com que todos os funcionários tenham acesso a esse tipo de atualização. E rumo a globalização, frente aos novos desafios, cada vez mais se vê essa necessidade do aperfeiçoamento do idioma”, “Uma experiência como essa faz surgir no profissional: habilidade cognitiva, autoestima, empoderamento. Tudo isso ajuda a pessoa a ter mais fluência e atitude. Pronto para enfrentar novas oportunidades”.

Roberto, Consultor de Projetos do Pão de Açúcar, ressalta a importância de obter conhecimento sobre outras empresas e negócios internacionais: “Profissionais que ocupam cargos gerenciais ou de diretoria precisam muito ter uma experiência fora do país para acumular conhecimento de outras empresas e negócios, principalmente do varejo, e trazer esses insights para nossa operação brasileira”, “O fato de você sair da sua zona de conforto provoca algumas mudanças importantes na sua carreira e na sua vida”.

Pão de Açúcar – Roberto
Pão de Açúcar – Roberto

Hospital Santa Catarina – Emerson

Emerson, Educador no Hospital Santa Catarina, defende a necessidade do profissional estar sempre se aprimorando, independente da área de atuação: “Estou na quinta pós-graduação”, “Independente da área que o profissional atua uma experiência no exterior é um divisor de águas, por que você acaba desenvolvendo outras habilidades e existe a necessidade de adaptação àquela cultura local, então isso acaba sendo um ponto fortalecedor para o desenvolvimento profissional.”

Hamilton da LARES, já estudou no exterior e conta um pouco sobre sua experiência: “Estamos contentes e honrados com o prêmio que recebemos hoje. Com certeza, um curso no exterior abre muito a mente do aluno. Ele chega de volta ao país com outra cabeça, com mais criatividade, experiências importantes. Eu já estudei no exterior e isso agregou muito na minha vida profissional e pessoal”.

Latin American Real Estate Society - Hamilton
Latin American Real Estate Society – Hamilton

Academic Awards

Os alunos que se destacaram nos cursos da IBS Americas durante o ano são prestigiados no WCMA pelo seu alto desempenho no programa. Este ano, cerca de 157 alunos foram homenageados!

Marcia Matheus Pereira de Padua – Academic Award

A Academic Award Marcia, 39, é Gerente de Operações e realizou o programa Advanced Topics in Business Strategy na University of La Verne. Para ela, ser uma aluna destaque é resultado de todo o esforço que realizou: “Eu tentei aproveitar ao máximo a oportunidade e me sinto recompensada, por que todo esforço que tive valeu a pena” e conta qual aprendizado obtido no programa foi colocado em prática no seu cargo atual, “O professor que eu tive é outstanding, tinha um conhecimento muito grande em business e experiência profissional. O próprio networking é muito rico, muitas pessoas que conheci lá mantenho contato até hoje. Dentro da parte de Liderança um dos tópicos foi: escutar o colaborador, colocar ele em uma autonomia maior, colocar um agreement, marcar com ele o que ele tem que fazer, mas deixar que ele seja autónomo. A gente falou muito disso, ele deu exemplos sobre o tema e fiquei muito feliz quando essa prática deu certo na minha gestão!”.

A IBS Americas realiza um amplo programa de bolsas de estudos e o Thiago foi contemplado com essa oportunidade, onde realizou o curso Operations, Logistics & Lean Management na CUOA Business School. “Quando recebi a bolsa achei que na turma só teriam alunos de universidades, mas quando cheguei lá vi que tinha profissionais do mundo inteiro. Ter ganho o prêmio foi muito recompensador, porque eu me esforcei bastante e isso significa que os professores me viram como um profissional e não apenas como um aluno de graduação. Eu aprendi que hoje no mercado de trabalho precisamos estar sempre nos diferenciando dos nossos colegas se a gente almeja coisas grandes”.

Arte na Lata

Toda a arrecadação do evento é revertida para uma ONG e este ano, pela quinta vez, a ONG escolhida foi a Arte na Lata!

Jotta Ribeiro – Coordenador da ONG
Jotta Ribeiro – Coordenador da ONG

O Coordenador Jotta Ribeiro contou um pouco sobre a participação da ONG Arte da Lata em um evento internacional: “É interessante quando as empresas privadas tem esse reconhecimento com a parte de sustentabilidade ambiental e também do terceiro setor, porque é difícil sobreviver, ter o apoio dos veículos de comunicação e quando nós temos essas oportunidades, fazemos jus e tentamos sempre criar coisas novas para poder encantar e ter bastante pessoas acreditando no nosso trabalho”.

Para receber informações sobre os nossos cursos executivos no exterior, como destinos, valores, conteúdo programático, etc., mande um e-mail para blog@ibs-americas.com!