Marketing & Value Management: Check our student’s interview!

Qual o impacto do programa Marketing & Value Management na vida de um profissional de Marketing?

Ruth María Rodríguez Ferreiros, 40 anos, reside na Espanha e realizou o nosso curso em julho de 2018 na University at Albany – State University of New York. Responsável pelo departamento de Comércio e Internacionalização, é uma profissional de destaque na área, com qualificações que vão de Licenciatura em Gestão de Empresas, Marketing 2.0, Google Apps e Coaching.

Confira o depoimento da nossa aluna sobre a sua experiência internacional!

O curso tem como objetivo desenvolver a capacidade crítica do aluno na solução de problemas de Marketing. Quando você retornou ao seu cargo, essa habilidade foi colocada em prática?

Sim, quando cheguei ao escritório a primeira coisa que meu chefe e colegas me perguntaram foi: “O que você aprendeu? O que você trouxe de novo para nós?!”. Então realizei um briefing para explicar algumas coisas que aprendi no curso.

Além de sermos uma empresa, assessoramos outras companhias em Marketing e Internacionalização, Marketing Tradicional, redes sociais, web, etc. Como sou a Coordenadora da equipe, toda estratégia utilizada hoje é com base no que aprendi em UAlbany. Já encomendei alguns livros do professor Dr. Zwanka para aplicarmos ainda mais, pois ele possui experiência no ramo alimentício, que é a área dos nossos clientes mais importantes.

Dr. Russell J. Zwanka, Professora Heidi Reale, Ruth e o Diretor Mark Rentz
Dr. Russell J. Zwanka, Professora Heidi Reale, Ruth e o Diretor Mark Rentz
Turma do curso Marketing & Value Management com a Prof. Heidi Reale
Turma do curso Marketing & Value Management com a Prof. Heidi Reale
Estádio da University at Albany - State University of New York

A turma visitou a empresa Overit e a sede da ONU. Como foi ter esse contato com a realidade de negócios de NY?

Percebi que as empresas de New York trabalham de um modo bem diferente do meu país. Aqui na Espanha somos mais conservadores; lá eles são mais inovadores. Estamos um pouco atrás do líder, do primeiro que faz as coisas pela primeira vez. Em geral as empresas não se permitem inovar no Marketing ou em qualquer outro aspecto de negócios. Essa é a principal técnica que temos que aprender e colocar em prática.

Ruth na empresa Overit - New York
Ruth na sede da ONU - New York
Ruth na sede da ONU - New York

Você tem um background incrível! Por que decidiu investir em um curso executivo internacional?

ensei que indo para um país diferente como os Estados Unidos (especificamente New York) e estudando em uma universidade que é reconhecida mundialmente, iria melhorar o meu nível de inglês e profissional. A experiência foi muito mais que isso, conheci pessoas e professores maravilhosos, nossa turma foi um grupo muito coeso, unidos apesar das diferenças de idade e país de origem.

Os seus colegas de classe eram de outras nacionalidades. Essa troca cultural que você teve no programa expandiu a sua visão sobre o Marketing?

Na sala tínhamos pessoas da China, Turquia, Brasil (o Brasil é um país tão grande, ver as diferenças dentro desse próprio país me impactou bastante). Aprendi muito com eles, em como eles veem o mercado, as diferentes perspectivas sobre o mesmo produto, dizer o que fazemos na Espanha, ouvir o que é feito no Brasil e na China.

Ruth e sua turma do curso Marketing & Value Management no campus de UAlbany
Capstone, projeto final da turma
Ruth com as turmas Marketing & Value Management e Business English, no campus da universidade

O que você diria para um estudante que está começando a dar os primeiros passos no Marketing?

Primeiro você deve ser curioso e muito observador, no sentido de estar sempre disposto a aprender coisas novas. Eu recomendo que você tenha uma experiência como a IBS Americas me ofereceu – o conhecimento por base da imersão é muito mais enriquecedor.

Ter no currículo um curso intensivo de Marketing em uma universidade estrangeira, ainda mais New York, não é algo que você vê com frequência na Espanha. Quando as empresas estão contratando isso conta muito: um mês estudando em uma universidade do exterior, frequentando aulas em outro idioma, etc., é muito positivo para os jovens que estão começando a fazer sua carreira. Tenho recomendado essa experiência para minha família, amigos com filhos, primos pequenos, todos!

Ruth na formatura do programa Marketing & Value Management - UAlbany
Ruth na formatura do programa Marketing & Value Management - UAlbany

Que atitude foi fundamental para você chegar onde está hoje?

Primeiro o fato de gostar do meu trabalho. Você vai desenvolver isso todos os dias por oito ou dez horas, e quando você está em uma profissão como o Marketing, verá anúncios nas redes sociais, televisão ou outdoors sob outro ponto de vista, analisando tudo isso. Em seguida, é claro, me cercar de pessoas que também compartilham o mesmo desejo de aprender e trabalhar.

 

Para receber informações sobre os nossos cursos executivos no exterior, processos seletivos de bolsas de estudos, destinos, valores, conteúdo programático, etc., mande um e-mail para blog@ibs-americas.com!

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *