Por dentro da CSUN: entrevista com a ex-aluna Virgínia Alcoforado

Recentemente encontramos no LinkedIn um post muito interessante. O texto descrevia a experiência da nossa ex-aluna Virgínia Alcoforado com a visita à Netflix, na Califórnia. Você pode saber mais sobre esse experiência clicando aqui.

Virgínia participou do nosso curso Communication, Design & Innovation, realizado na California State University, Northridge. Convidamos ela para falar um pouco mais sobre o curso e sobre a Califórnia. A seguir você confere como foi esse bate-papo.

Como foi o seu primeiro dia no programa?

Meu primeiro dia foi inesquecível, uma mistura de sentimentos, mas com certeza o que mais tomava conta de mim era o de pertencimento. Desde a minha adolescência tive o sonho de ter uma experiência educacional no exterior e poder realizar esse sonho foi surreal. Antes do programa começar fiz algumas amizades pelo grupo de WhatsApp e se eu puder resumir o meu primeiro dia em uma palavra seria: curiosidade. Estava curiosa para explorar o campus, encontrar pessoalmente as amigas que conversava há meses, conhecer os demais alunos e professores, queria literalmente mergulhar de cabeça nessa experiência.

Por que você escolheu estudar na CSUN? Qual foi sua coisa favorita na universidade?

Confesso que pesquisei pouco sobre a CSUN no começo, fiz minha escolha baseada no curso: Communication, Design & Innovation. Porém, não poderia ter feito escolha melhor! Tive a sorte de fazer um curso incrível numa estrutura que eu nunca tinha visto antes. O Campus é impressionante, a biblioteca e a academia foram as coisas que mais me brilharam os olhos pela imensidão. Mas, acho que meu lugar favorito é o Geronimo’s, um restaurante “all you can eat” que ficava próximo ao nosso alojamento. Se alguém que estudou comigo me ouvir dizer isso, vão dizer que tô louca, hahahah, mas ele se tornou meu lugar favorito pelo simples fato de ser onde quase todo mundo se encontrava! Você poderia ir sozinho comer por lá, mas bastava 5 minutos e a sua mesa já estava cheia. Tenho boas memórias de conversas, risadas e misturas loucas de comidas em um só prato.

Qual curso você realizou? Por que escolheu esse curso?

Escolhi cursar Communication, Design & Innovation. Eu sou graduada em Publicidade e Administração, apaixonada por Marketing, então o curso era a escolha perfeita pra mim. No sentido de conteúdo, algumas coisas abordadas eu já havia estudado, porém, o mais rico na minha opinião é o contato com um outro tipo de mercado. Foi super interessante ouvir cases, métodos e relatos de uma realidade diferente das que vivi no Brasil.

Aproveitei pra cursar o módulo extra de Business English também!

Como eram os professores e as aulas?

Os professores eram excelentes, e definitivamente me colocaram fora da minha zona de conforto. De primeira me deu um nervoso, mas logo em seguida eu agradeci pelo aprendizado. Keit (professor de Communication & Innovation) foi o meu favorito, dividiu muito da sua experiência de mercado com a gente e também dava espaço pra dividirmos as nossas com ele. A troca foi incrível, tanto com os professores como com os alunos.

Na primeira semana, nos dividiram em grupos com base em um questionário realizado antes do curso. Eu fiquei super nervosa pois me colocaram num grupo com 3 mulheres super diferentes de mim, uma brasileira, uma lituana e uma espanhola. Pra minha surpresa, conseguimos criar um produto incrível, que eu tenho muito orgulho. Com certeza isso não seria possível se eu tivesse sido alocada num grupo cheio de pessoas iguais a mim!

Além do curso, você e seus colegas aproveitaram os dias livres para visitar algumas partes da Califórnia. Quais lugares você mais gostou de conhecer?

A Califórnia é incrível e tenho certeza de que consegue agradar todo mundo, desde quem ama agitação até quem curte calmaria. Tive a oportunidade de conhecer lugares incríveis, o que dificulta um pouco a tarefa de escolher somente alguns, porém três dias me marcaram muito! O primeiro foi quando eu e algumas amigas fomos ao Six Flags, programa perfeito pra quem ama montanha russa. O segundo foi o dia que alugamos um carro e reunimos uma galera pra fazer um mini tour por Los Angeles, onde a última parada foi em Santa Mônica pra ver o pôr do sol. Por fim, claro, o dia que conhecemos Malibu!

Quais empresas você e sua turma visitaram? Como foram as visitas corporativas?

Nós visitamos a Netflix e a Warner Bros. As visitas foram incríveis, mas com certeza a minha favorita foi a da Netflix. Tivemos a oportunidade de conhecer o time que gerencia a zona da América Latina! Foi uma imersão completa no universo que essa gigante do entretenimento construiu.

No fim da experiência, o que você acha que mais te marcou no âmbito profissional? E no pessoal?

No âmbito profissional com certeza foram os aprendizados vindos de um mercado diferente do que eu estava acostumada, como também os exercícios de trabalho em equipe. Na minha vida pessoal com certeza o que mais me marcou foram as pessoas! Além de ter a oportunidade de conhecer uma diversidade de pessoas vindas de várias partes do mundo, fiz amizades pra vida inteira!

A IBS Americas agradece os relatos e registros, Virgínia! Que você tenha muito sucesso na sua vida profissional.

E se você quer ter uma experiência internacional inesquecível na CSUN, clique aqui e conheça mais sobre a universidade e cursos oferecidos.