Você sabe o que é Marketing 4.0?

O mercado é profundamente afetado por constantes mudanças da sociedade. Com isso, as áreas do conhecimento em geral vão se adequando, buscando atingir e compreender de forma assertiva seu target. Isso aconteceu no Marketing, que teve o conceito de Marketing 1.0 (produto), 2.0 (consumidor) e 3.0 (valores) ao decorrer dos anos.

Philip Kotler, grande influenciador da área, juntamente com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, lançaram o livro Marketing 4.0 – do Tradicional ao Digital, abordando as características dessa teoria que emergiu após mudanças de comportamento do consumidor, conforme criações tecnológicas e digitais foram conquistando influência no mundo.

“As empresas podem ter um melhor desempenho nos lucros, nas vendas e no tratamento de seus funcionários se definirem quais valores devem trazer para cada grupo. O marketing é sobre criação de valor, comunicação e entrega, de modo que o país ou a empresa precisa pensar não em como manipular os consumidores, mas no que os consumidores se beneficiariam e em seguida,
entregar e comunicar isso.”

afirmou Kotler em uma entrevista para a American Marketing Association*.

Conheça as principais características do Marketing 4.0:

Combinar o mundo online e offline, utilizando a estratégia Omnichannel.

Para o cliente, on&off são uma experiência só, então a marca deve, por exemplo, compartilhar depoimentos de seus consumidores. Isso constrói uma certa proteção, pois os fãs online se tornam advogados da marca.

É preciso considerar, sem exceção, o sentimento do consumidor.

Essa fase do marketing é mais pessoal que as anteriores, busque conhecer o seu público-alvo e criar uma conexão humanizada entre o produto e eles.

Adaptação dos produtos e serviços para a era digital.

Atingir o consumidor nos diversos caminhos que ele pode percorrer na internet é primordial para o crescimento das métricas da empresa. As redes sociais possuem grande influência e a quantidade de followers e views são levados em conta no momento da compra.

O conteúdo é essencial.

Produzir conteúdo deixou de ser apenas uma tendência e se tornou uma estratégia de marketing. Criar conteúdo relevante na web, alimentando os múltiplos canais da empresa, agrega valor no segmento e atrai a atenção de possíveis clientes.

Antigamente o diferencial da marca era a exclusividade. Isso mudou.

A marca ganha mais credibilidade conforme atinge consumidores de outras culturas e países. É preciso ter uma visão global.

O fluxo de influência e criação é horizontal.

O aprendizado acontece mutuamente entre as empresas e consumidores, ambos fornecendo informações para o outro.

Obtenha ainda mais conhecimento sobre o assunto em nossos programas. Clique e descubra:

Strategy & marketing
Advanced Topics In Marketing Management

Para receber informações sobre os nossos cursos executivos no exterior, processos seletivos de bolsas de estudos, destinos, valores, conteúdo programático, etc., mande um e-mail para blog@ibs-americas.com!

*Clique aqui e leia a entrevista completa.