FAQ

Bolsa

A bolsa contempla a passagem aérea também?

A bolsa de estudos está relacionada somente ao programa temático e materiais. Com relação à passagem aérea, indicamos uma agência parceira que disponibiliza as passagens com valores competitivos e permite o parcelamento, o que torna mais fácil a aquisição.

Como faço para concorrer a uma bolsa?

Você deve atender aos pré-requisitos mencionados no edital, preencher o Application Form, colocando todas as informações solicitadas e aguardar o resultado do processo. Em média, leva-se cinco dias úteis para a análise do application e o aluno recebe uma resposta quanto à concessão via e-mail.

Existe alguma bolsa que cubra 100% dos custos do curso?

Não. As fundações mantenedoras das universidades preferem disponibilizar um número maior de bolsas parciais a um número bem mais restrito de bolsas integrais. Apesar de parciais, as bolsas costumam cobrir um percentual bastante grande do custo do curso, tornando mais fácil estudar no exterior.

O que está incluído na bolsa?

O valor inclui as despesas diretamente ligadas ao curso: matrícula, aulas, material, participação nas visitas obrigatórias, certificados e formatura.

Os programas são só para alunos de graduação?

Para se candidatar para qualquer um dos nossos programas, você deve estar regularmente matriculado ou ter concluído algum curso de graduação, pós, MBA, mestrado ou doutorado. Há diferentes cursos de acordo com o momento acadêmico atual dos alunos.

Preciso enviar uma carta de apresentação ou qualquer outro documento que prove que estou atualmente matriculado?

Sim. Nós precisamos de um histórico escolar ou um comprovante de matrícula.

Quais são os pré-requisitos para participar dos programas e das bolsas?

Para participar dos programas e das bolsas, você deve ser maior de 18 anos, regularmente matriculado ou concluído em algum curso de graduação, possuir nível de inglês intermediário para avançado para cursos temáticos, e, pelo menos, inglês básico para Business English.

Quantas bolsas são concedidas por programa? As salas são compostas de quantos alunos?

O número de bolsas é variável de acordo com a disponibilidade da fundação mantenedora das universidades. O processo de candidatura para uma bolsa não implica custos. Com relação ao tamanho das turmas, em geral, elas são compostas de 15 a 30 alunos.

Vocês trabalham com algum parceiro que possa complementar a minha bolsa?

Caso você queira complementar a bolsa, sugerimos você verificar com o RH da sua empresa ou com o escritório de mobilidade internacional da sua universidade no Brasil. Algumas universidades ou empresas oferecem esse tipo de benefício.

Curso

Caso eu não possa participar do programa no período contratado, posso transferir o período programa?

Sim, você pode solicitar até 2 vezes o aditamento do curso sem custo nenhum, contanto que a solicitação seja realizada até 60 dias antes do início do curso.

Chegando ao país do curso, o que eu preciso fazer antes das aulas começarem?

Não há uma atividade obrigatória antes do início das aulas. No fim de semana que antecede o início do curso, para os programas nos Estados Unidos, há o Campus Tour, uma atividade opcional onde você pode conhecer o Campus, estrutura e colegas de turma. Antes das aulas começarem é legal você procurar conhecer os arredores de onde ficará hospedado também. Aproveite para descansar e se preparar para o primeiro dia de aula.

Como posso participar de um programa Advanced?

Os programas Advanced são voltados a graduandos e recém graduados em programas de Pós-graduação nas áreas de interesse e/ou com experiência gerencial mínima de 3 anos.

O aluno do programa Business English First Lessons pode realizar visitas à empresas?

Os alunos do programa Business English não atendem à visitas obrigatórias em empresas. Caso seja disponibilizado para estas turmas qualquer tipo de visita, será informado via e-mail.

O certificado serve para eliminar disciplinas no meu curso aqui no Brasil?

Como o curso é um programa de extensão livre, ele não serve para eliminar disciplinas da sua universidade, mas você pode utilizar nas horas complementares exigidas pelo seu curso se o nosso programa atender as necessidades que a sua universidade estabeleça.

Posso trabalhar durante o programa?

Não, os programas oferecidos pela IBS Americas em parcerias com as universidades têm como objetivo a realização de workshops e visitas, além de palestras expositivas. Não indicamos que os participantes procurem por atividades extras que envolvam remuneração.

Qual o nível de inglês exigido para participar dos programas?

Todos os programas são ministrados em inglês, exigido nível mínimo de fluência intermediária ou avançada (exceto Business English First Lessons). As aulas são ministradas 100% em inglês sem tradução. Para os alunos que optam por fazer o programa de Business English – First Lessons, o nível exigido é básico.

Qual o perfil das empresas que serão visitadas?

Os alunos visitarão empresas atuantes no mercado de acordo com a área de estudo do curso. Espera-se que o aluno tenha uma postura bastante pró-ativa, realizando perguntas interessantes para o representante da empresa. Podemos citar como exemplo de empresas visitadas: IBM, Wells Fargo, Disney Company, WB Studios, Toyota, Ducati, Ferrari, entre outras.

Tenho que levar algum material para o curso (computador, etc)?

É recomendável, mas não obrigatório, levar notebook. Apesar de não ser usado em sala, ele poderá lhe auxiliar a realizar os trabalhos durante o curso. Caso não seja possível levá-lo, é possível utilizar os computadores da Universidade ou do hotel (se houver).

Matrícula

Depois de assinar o contrato, o que devo fazer?

Durante os 5 meses que antecedem a realização do curso, ocorrerão dois encontros on-line preparatórios para a viagem. Neles serão apresentadas informações sobre a Universidade, a cidade, transporte, hospedagem, alimentação, seguro viagem, material de leitura, teste de Inglês, e outras questões necessárias em relação à viagem e ao curso. Você receberá por e-mail os itens listados acima, em tempo de participar do programa com todas as informações necessárias. Por favor, leia com bastante atenção cada um dos e-mails, por que todas as informações que enviamos são importantes.

Em que momento devo pagar a matrícula?

O valor da matrícula virá condensado junto aos demais valores do contrato.

Qual é o primeiro passo depois que a sua bolsa de estudos for aprovada?

Caso você tenha a bolsa aprovada, você receberá um contato através do nosso departamento de Admissão, contendo o e-mail de aprovação. Basta preencher os dados solicitados no contrato anexo à este e-mail. Assim que finalizar o preenchimento do contrato, deve assinar e nos enviar o mesmo junto com os documentos pedidos no processo de concessão da bolsa.

Pagamento

Que métodos de pagamento posso usar?

O pagamento poderá ser realizado via boleto bancário ou cartão de crédito (reais ou moeda estrangeira). Você receberá o formato de pagamento solicitado aproximadamente 48 horas após o envio de sua documentação.

Preparação

Como posso conhecer os outros alunos do meu curso/Universidade?

Para conhecer outros estudantes, você pode participar do grupo no Facebook com os alunos que viajarão no mesmo período e para a mesma universidade. Além disso, criamos grupos no WhatsApp para que os alunos possam se conhecer, trocar informações, dividir quartos nos hotéis, aluguel de carro etc.

Em qual aeroporto devo chegar?

Em New York (Albany e New Paltz) é recomendável que os alunos desembarquem no JFK. Na Califórnia (CSUN e ULV), no Los Angeles - LAX. Já na Itália (CUOA), o aeroporto recomendado é o Marco Polo. Na Inglaterra (Pearson College), o aeroporto recomendado é o Heathrow Airport.

Há alguma indicação de hospedagem?

Califórnia: University of La Verne – Em janeiro, você poderá encontrar o hotel Ontario Airport ou similares. A região oferece vastas opções de hospedagem em sites como: AirBnB e Booking. Em julho, poderá haver disponibilização do Student Housing dentro do campus da universidade. California State University, Northridge - Em janeiro, há indicação do hotel Extended Stay America ou similares. A região oferece vastas opções de hospedagem em sites como: AirBnB e Booking. Em julho, poderá haver disponibilização do Student Housing dentro do campus da universidade. New York: State University of New York, Albany (janeiro) - Indicamos o hotel FairField ou similares. A região oferece vastas opções de hospedagem em sites como: AirBnB e Booking. State University of New York, New Paltz (julho) - Não há indicações de hotéis, contudo, há disponibilização do Student Housing durante o período do curso. Itália: CUOA Business School - Indicamos o hotel Valmarana e o Hotel BestWestern. Inglaterra: Pearson College London - A região oferece vastas opções de hospedagem em sites como: AirBnB e Booking. Em julho, poderá haver disponibilidade de vagas limitadas no Lillian Student Housing.

Haverá alguém nos esperando no Aeroporto? Como funcionará?

Não haverá acompanhamento na chegada ao aeroporto. Para os alunos com destino aos programas da Califórnia, existe um meio de transporte chamado Shuttle (van) que transportam as pessoas do aeroporto até os hotéis. Esse serviço tem o preço aproximado de US$70,00, no entanto, se agendado com antecedência pode ser menor. Segue o link: www.supershuttle.com. Para os alunos que irão para os cursos de NY ou para Itália, poderá ser marcado um dia, um horário e um ponto de encontro no aeroporto onde haverá um professor assistente que irá acompanhar o grupo até as proximidades da universidade. Por favor, note que esse serviço está sujeito a alterações, sem aviso prévio.

Preciso do seguro viagem?

Sim. A universidade exige que todos os alunos tenham um Seguro Viagem ou, ao menos, um Seguro Saúde para participar do programa. Você deverá nos informar os dados do seu seguro para encaminharmos à universidade antes da realização do programa. Isso é importante, pois podem ocorrer acidentes ou problemas de saúde com algum membro do grupo. Lembre-se que os serviços de saúde para estrangeiros são caríssimos e não há atendimento gratuito nem mesmo em casos de urgência.

Quais documentos eu preciso ter comigo para a imigração no aeroporto?

Passaporte com visto válido por pelo menos seis meses depois de sua chegada, Endorsement Letter, passagem de volta para o Brasil e comprovante da reserva do hotel.

Quando vocês enviam as informações sobre hospedagem, leituras prévias, seguro saúde, etc?

Começamos a preparação de viagem aproximadamente 5 meses antes do início das aulas. Há um cronograma para envio de todas essas informações, além de serem realizados dois encontros preparatórios antes da viagem para passar informações sobre a universidade, a cidade, transporte, hospedagem, alimentação, seguro viagem e outras questões. As leituras prévias serão enviadas, aproximadamente, três meses antes da viagem.

Quanto tempo eu preciso chegar antes do curso?

Orientamos que você chegue no país cerca de dois dias antes da realização do programa, no sábado que antecede o início das aulas, pois haverá a programação de um Campus Tour.

São vocês que fazem a reserva do hostel/hotel?

Não. A IBS Americas não realiza qualquer tipo de reserva de hotel ou hostel para os participantes, sendo de total autonomia e responsabilidade dos mesmos. Contudo, podemos fazer a indicação de hotéis ou sites de reserva a fim de nortear sua decisão de compra.

Visto

Como faço para obter um visto americano? A IBS oferece algum suporte?

O primeiro passo é fazer uma consulta na embaixada dos Estados Unidos. Note que você deve solicitar o visto de negócios e turismo (B1/B2), não de estudante, porque a duração do nosso programa não é suficiente para solicitar esse tipo de visto. Enviaremos uma "Endorsement Letter" assinada pelo Diretor Geral e representante da universidade aqui no Brasil; na qual você irá participar do programa. No momento da entrevista é muito importante que você deixe bem claro que está indo realizar um programa de intercâmbio cultural.

Como faço para solicitar o visto? Qual tipo de visto devo solicitar?

Para solicitar o visto, você deve ter um passaporte válido ou solicitar um no site da Polícia Federal. É necessário programar dois agendamentos: um no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) e outro no Consulado/Embaixada. Aproximadamente 5 meses antes da sua viagem, enviaremos dicas para o momento da entrevista e todas as informações para que você solicite os agendamentos. O nosso curso é classificado pelo consulado americano como um programa de intercâmbio cultural para executivos. O tipo de visto que aconselhamos nossos alunos a solicitar é o B1/ B2 (negócios/ turismo).

E se o meu visto for negado? O que faço?

Caso o seu visto for negado, procure lembrar exatamente o que o oficial da embaixada disse e guarde o comprovante que será entregue após a mesma. Logo após você deve entrar em contato com a IBS, para que possamos fazer uma nova orientação e envio de Endorsement Letter para você tentar solicitar o visto novamente.

No caso dos EUA, devo sair do país logo após o termino do curso?

Após concluir o curso, você pode permanecer no país, desde que não exceda o tempo previsto no seu visto, tendo ciência que a IBS Americas não prestará qualquer tipo de assistência após o término do programa.

Por que não tenho que solicitar o visto de estudante para a viagem aos EUA?

Os cursos oferecidos pela IBS nos Estados Unidos não têm as características exigidas para obtenção do visto de estudante (carga horária semanal e objetivo do programa). Por outro lado, o visto de Turismo e Negócios permite ao aluno prolongar a estadia para visitar outras cidades e tem validade de até dez anos. Antes de solicitar seu visto, leia com atenção as instruções e assista ao vídeo que enviamos aproximadamente 5 meses antes do início das aulas.

Entre em contato com a IBS Americas

Encontre-nos por aqui: